Tesla enfrenta questionamentos regulatórios sobre sistemas de assistência há vários anos
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Tesla enfrenta questionamentos regulatórios sobre sistemas de assistência há vários anos

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia solicitou suspensão das licenças de fabricante e revendedor da Tesla por no mínimo 30 dias. A ação judicial acusa a montadora de propaganda enganosa sobre as capacidades dos sistemas de assistência ao motorista.



A investigação do DMV californiano teve início em 2021 e foca nas nomenclaturas "Autopilot" e "Full Self-Driving". Segundo o órgão, os nomes sugerem condução autônoma, mas os sistemas não permitem dirigir sem intervenção humana.

O caso foi reportado inicialmente pelo portal Electrek e tramita após audiência judicial de cinco dias. O DMV busca também restituição financeira da Tesla, com valor a ser determinado em audiência futura sobre os danos causados.

Declarações da Tesla são contestadas

As autoridades californianas questionam declarações públicas da montadora sobre a tecnologia. Uma das afirmações contestadas diz que o sistema "é projetado para conduzir viagens curtas e longas sem ação necessária da pessoa no banco do motorista".

Outra declaração problemática afirma que "tudo que você precisa fazer é entrar e dizer ao seu carro para onde ir". O DMV considera que essas afirmações induzem consumidores a erro sobre as reais capacidades dos sistemas.

A Tesla argumentou que avisos internos do veículo para motoristas permanecerem atentos são suficientes para prevenir interpretações equivocadas. O argumento não convenceu as autoridades durante o processo judicial que determinou a solicitação de suspensão.

A Califórnia representa o maior mercado de veículos elétricos e carros novos dos Estados Unidos. Uma suspensão temporária das vendas impactaria significativamente as operações comerciais da montadora no estado.

Histórico de investigações federais

A Tesla enfrenta questionamentos regulatórios sobre sistemas de assistência há vários anos. Em 2021, Jennifer Homendy, presidente do Conselho Nacional de Segurança em Transportes, classificou a nomenclatura "Full Self-Driving" como "enganosa e irresponsável".

O governo federal conduziu múltiplas investigações sobre os sistemas da Tesla recentemente. Uma investigação deste ano envolveu o recurso "Smart Summon" de estacionamento remoto em 2,6 milhões de veículos da marca.

Investigações anteriores resultaram em recalls ou ordens para corrigir falhas de segurança. O caso atual difere por potencialmente impactar vendas diretas da montadora em seu principal mercado americano.

A Tesla registrou queda significativa nas vendas durante o segundo trimestre, período que coincidiu com saída de principais executivos de vendas. O novo chefe de vendas é ex-executivo de tecnologia da informação sem experiência prévia no setor.

A montadora enfrenta desafios adicionais com possível perda de receita de créditos de conformidade. A suspensão de penalidades federais de emissões pode afetar essa fonte de renda frequentemente mais importante que as próprias vendas de veículos.

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